quarta-feira, abril 15, 2009

ferramentas SEO

Ferramentas SEO

Aqui você encontra minha lista pessoal de ferramentas de SEO. Lembre-se de que existem centenas de ferramentas, para as mais diversas funções, e muitas que fazem as mesmas coisas. As que eu listo aqui são as que me acostumei a usar e por isso conheço melhor - não tenho a pretensão de dizer que são as melhores. Também incluo alguns plug-ins para Firefox (letras FP ao lado da ferramenta indica um plug-in). Minha intenção é manter essa lista o mais atualizada possível e sempre que adicionar algo novo irei escrever um post ou fazer um comentário no blog.

Google Webmaster Tools, Yahoo Site Explorer e Live Webmaster Center

Para começar, as ferramentas essenciais de um SEO: Ferramentas para Webmasters do Google, o Yahoo Site Explorer e o Live Search Webmaster Center. Elas proporcionam acesso à uma gama de ferramentas de SEO e fornecem dados sobre seu website que são imprescindíveis para qualquer projeto de otimização. Aconselho você passar algum tempo se familiarizando com essas três ferramentas antes de qualquer outra coisa.

No mais, tenha paciência, teste quantas ferramentas puder, escolha as quais você se adaptar melhor e mais importante, leia e releia os dados e resultados obtidos antes de qualquer interpretação precipitada sobre o “estado” do seu SEO. Não são as ferramentas que vão fazer a diferença na otimização de seu site, mas como e para que você as usa.

Minhas ferramentas de SEO favoritas, para as mais diversas tarefas, sem ordem específica:

1. Diagnósticos técnicos

Comandos Avançados do Google, Yahoo e MSN -  análise de indexamento, conteúdo duplicado, backlinks, etc
Domain Tools
 - coleção de ferramentas para domínios
FlagFox (FP)
 - localização do servidor
Web Sniffer - header response (redirects, etc)
Xenu - leiam este artigo, explica as melhores utilidades desta ferramenta
Pingdom - website speed test
Web Developer (FP) - toolbar com funções para análise de CSS, imagens, JavaScript, meta redirects, etc
Firebug (FP) - uma versão mais avançada, para análises mais profundas do código, podendo-se editar e testar modificações
User Agent Switcher (FP) - troque o user agent do Firefox para o robô do Google para identificar problemas e entender como o mecanismo de busca enxerga o seu site
SEO Browser - visualização de como ferramentas de busca enxergam seu website
SearchStatus (FP) - PageRank e NoFollow e mais alguns relatórios e métricas on-demand
SEO Firefox (FP) - análise dos resultados de busca utilizando métricas como PageRank, backlinks, etc.
XML Sitemap Generator - para criar e checar o funcionamento de um Sitemap XML
Robots.txt - para criação e análise de robots.txt para mim a ferramenta mais fácil de usar e conveniente ainda é a oferecida pelo Google dentro do Google Webmasters, para análise acesse Dashboard -> Tools -> Analyze robots.txt e para gerar o aquirvo vá em Dashboard -> Tools -> Generate robots.txt

2. Pesquisa e seleção de palavras-chave

Ferramenta Google AdWords - variações e popularidade de palavras-chave (diversas línguas)
Google Insights for Search - tendências e sazonalidades por país e indústria
Estimador de Tráfego Adwords - popularidade (interessante comparar resultados com os da Ferramenta Google Adwords)
Ferramenta MSN adLabs - variações e popularidade de palavras-chave (dados do mercado EUA)
Ferramenta Keyword Discovery - variações e popularidade de palavras-chave
Ferramenta Wordtracker - variações e popularidade de palavras-chave (dados do mercado EUA e Reino Unido)
MSN Encarta Thesaurus - para descobrir variações e sinônimos (inglês)
SpyFu - análise de termos e competição, resultados orgânicos e patrocinados

Para quem tem conta no MSN adCenter e Excel 2007 (ainda não disponível para outras versões de Excel), eu também uso o adCenter Plug-In para Excel (inglês).

3. Análise e otimização de conteúdo

Keyword Density - apresenta uma variedade de informações sobre o uso das suas palavras-chave e outras métricas sobre performance do site
Health Check - conteúdo duplicado (títulos e meta tags), indexação e canonicalização

4. Monitoramento de rankings

Advanced Web Ranking - minha preferida para grandes projetos
Web Position Gold
 - alternativa
WebsiteCEO - alternativa, oferece também outros relatórios para a otimização do seu site
Rank Checker SEOmoz - para pequenas tarefas, relatórios esporádicos
DigitalPoint - também mais indicada para poucas palavras-chave

5. Pesquisa, análise e monitoramento de backlinks

Link Diagnosis - examine backlinks utilizando critérios de qualidade e relevância
Advanced Link Manager
 - monitoramento de links existentes, ganhos e perdidos
Hub Finder
 - pesquisa de oportunidades para links
SEO SpyGlass
 - mesmo acima, muito útil para análise de competidores
TouchGraph - visualização gráfica das conexões (links) do seu site
Majestic SEO - utiliza-se de um robô próprio para indexar a web e criar o que eles dizem ser o maior banco de dados de backlinks existente. Você tem acesso a um número de backlinks (seu e de seus competidores) muito diferente (até aonde eu testei, sempre muito maior) do que os disponíveis através do Yahoo Site Explorer ou Google Webmaster Tools (será que ambos realmente não “mostram” tudo que “sabem”?).
Linkscape - alternativa à ferramenta acima, desenvolvida pela agência SEOmoz.

Outras listas e ferramentas de SEO:

http://www.marketleap.com/services/freetools/default.htm
http://www.seomoz.org/tools
http://www.stuntdubl.com/2005/06/27/internet-marketing-tools/
http://www.webmaster-toolkit.com/

Mãos a obra!!!

http://www.gustavobacchin.com.br/ferramentas-seo/


Nenhum comentário:

FEEDJIT Live Traffic Map

Powered By Blogger