terça-feira, agosto 03, 2010

Proibição de touradas

Por 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções, parlamentares catalães aprovaram hoje(28/07), o decreto de proteção aos animais, que acaba por proibir as tão famosas e cruéis touradas daquela região. O decreto passa a valer a partir de 2012, não sei o porquê de tanta demora, deveria passar a valer imediatamente, já não bastam tantos animais mortos?

A Iniciativa Legislativa Popular (ILP), foi apresentada em dezembro do ano passado. A Catalunha passa a ser a segunda região espanhola a proibir a barbárie contra os pobres animais, já que desde 1991 as touradas eram proibidas nas Ilhas Canárias. Tenho muita esperança de que a Catalunha não seja a última, espero que logo logo todo o país proíba essa matança indiscriminada e selvagem.

Defensores dos dois lados, estavam mobilizados desde ontem, já que a disputa prometia ser acirrada.
Para os simpatizantes do cruel espetáculo, as touradas são manifestações culturais, como se fosse cultura torturar e matar animais em praça pública. "A ideia é extinguir tudo o que for espanhol", bravejou o editor do diário madrileno El Mundo. Já para a atriz e ativista pró animais, Brigitte Bardot, "é uma vitória da democracia sobre os lobbies taurinos. Uma vitória da dignidade sobre a crueldade. A tourada é de um sadismo incrível. Já não estamos nos jogos circenses e é necessário pôr um fim imediato a esta tortura animal".

É triste ver como o homem é chegado a esses espetáculos de crueldade, mas pelo menos estamos vendo que essas barbaridades estão chegando ao fim. Tenho esperança de que, finalmente, as pessoas passem a ter outra ideia do que seja diversão. A Espanha tem que remover essa mancha de sua história, um país com tantos avanços nas políticas sociais, não pode mais de maneira nenhuma, abrigar essa abominação.

Enquanto isso por aqui, ainda temos rodeios, pobres animais. Será que um dia veremos o mundo livre desse tipo de bizarrice?

Mas voltando as touradas, eu tenho uma solução para o provável desemprego dos toureiros, sugiro o seguinte, peguem os desiludidos fãs das touradas, coloquem-nos no meio das praças fantasiados de touro (muitos nem devem precisar da fantasia), e ao invés de lanças e espadas nas costas, deem chibatadas até que eles caiam exaustos, ou quem sabe, extasiados. Pronto resolvido o problema, os toureiros não ficaram desempregados, os sádicos espectadores terão seu espetáculo(?) e todos ficarão felizes. Capaz até de eu querer assistir essa demonstração pública de babaquice explícita.

Nenhum comentário:

FEEDJIT Live Traffic Map

Powered By Blogger