sexta-feira, agosto 22, 2008

agendar o envio de um e-mail

Aqui temos uma ferramenta útil para quem precisa agendar o envio de um e-mail para uma data futura (claro). É útil para ser usado como lembrete. Digamos que você tenha um compromisso daqui a 1 ano ou daqui a 1 ano que precisa ser lembrado através de um e-mail. Você pode escrever a mensagem e determinada a data de envio. O sistema enviará a mensagem para o endereço de email que você determinou quando chegar a data configurada.

O serviço é gratuito e não é necessário se cadastrar. O formulário já se encontra na primeira página em www.emailfuture.com. A data de envio deve ser configurada no campo “When to send the E-mail:” e a hora no campo “What time to send the E-mail:” Se você está no Brasil é importante selecionar o “Timezone:” com -3 Brazil.

http://neosite.ilogic.com.br/dicas/2008/08/agendar-o-envio-de-um-email.html

quarta-feira, agosto 20, 2008

terra

Da terra veio o homem

Animal emocional, com senso de poder acima das expectativas.
Bicho amoroso, a certo tempo da vida quase irracional.
Protege muito suas crias.
À exceção de outras raças, mata sua própria espécie.
Come outros animais.
É egocêntrico.
Planeja e pensa, uns mais outros menos, mas tem inteligência natural, apesar de seu pouco cérebro.


Da terra veio, para a terra vai o homem.

Não conseguiu descobrir como se perpetuar, mas tem uma espectativa de vida crescente. Mais ou menos 80 anos da própria terra.
Não conseguiu descobrir também de onde veio e para onde vai, nem qual o sentido de sua existência. Faz milhares de conjecturas e apega-se muito à religião.
A própria terra o homem estraga.
Sem sentido, deturpa e polui o próprio berço, por motivos econômicos, base de sua existência atual. Começa a entender agora sua formação incompleta e tenta amiúde conter sua própria ignorância, aos poucos, para não sacrificar o planeta.


Tenta o homem revitalizar a terra, para no futuro fazer novos homens.

E a cada dia guarda seus segredos em grandes bancos de dados. Tenta valorizar o que perdeu nos últimos 300 anos, tentando evoluir nas próximas gerações; Ou os dados virarão os próximos homens.


Dos dados, a terra criará homens.

Mas à terra não irão os dados.
Aí sim, os dados preservarão a terra. Mas a terra é soberba e sutil em sua natureza. Ela cria, ela descria, por si só, não pelos dados nem pelos homens.

E só ela, quando em si mesma não mais servir, decidirá se destruir.


G.Bruni

terça-feira, agosto 19, 2008

orquídeas

Orquídea

Origem: Wikipédia

Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Orchidaceae
Flor de Epidendrum philocremnum
Flor de Epidendrum philocremnum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae

Plantas maioritariamente epífitas, as orquídeas (família Orchidaceae), crescem geralmente em árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz. Não são plantas parasitas. Possuem muitas e variadas formas e cores, já que essa planta reproduz-se facilmente entre espécies semelhantes.

Taxonomia

Ver artigo principal: Taxonomia da família Orchidaceae
BrassolaeliocattleyaTurambeat,híbrido entre os gêneros Brassavola, Laelia e Cattleya.
Brassolaeliocattleya
Turambeat,
híbrido entre os gêneros Brassavola, Laelia e Cattleya.


As orquídeas pertencem à ordem Asparagales. Alguns autores definem-na como a maior de todas as famílias botânicas, com números de espécies estimados entre 25000 e 40000. Mas um consenso geral é de que se trata da maior família botânica dentre as monocotiledôneas. Esses imponentes números desconsideram a enorme quantidade de híbridos e variedades produzidos por orquidicultores todos os anos. A quantidade de gêneros conhecidos também é surpreendente, superando a marca dos 700.

A família Orchidaceae subdivide-se em cinco subfamílias (números estimados de gêneros e espécies pelo Phylogeny Group):

Epidendrum fulgens, planta nativa do litoral brasileiro
Epidendrum fulgens, planta nativa do litoral brasileiro

As espécies de orquídeas são um desafio para os teóricos em Biologia, no que diz respeito ao próprio conceito de espécie. Há muitas orquídeas, com características marcantemente próprias e diferentes de outras "espécies" que, quando postas em contato com estas outras, podem efetuar cruzamentos e produzir híbridos férteis. Estes híbridos ainda podem ser cruzados com outras espécies, e produzir novas gerações de híbridos férteis. Há híbridos entre espécies, e até mesmo entre gêneros. Há híbridos obtidos através do cruzamento de várias gerações de híbridos de 4 ou mais gêneros distintos. Este fenômeno é um dos trunfos dos orquidicultores, que podem "misturar" suas espécies e obter uma combinação quase infinita de novas formas e cores, mas também pode ocorrer naturalmente. É possível que várias "espécies" classificadas pelos botânicos sejam, na verdade, híbridos naturais há muito estabelecidos na natureza.

Esta confusão certamente influencia nas flutuações do número de espécies de Orchidaceae mencionados acima, uma vez que não há sequer um consenso do que seria exatamente uma espécie de orquídea.

...

Hábito

De maneira geral as orquídeas compartilham características exclusivas marcantes. São normalmente ervas epífitas, terrestres, litófitas, psamófitas, saprófitas ou raramente aquáticas, freqüentemente rizomatosas, com raízes robustas cobertas por um tecido esponjoso chamado velame.

...
Morfologia da flor da orquídea (Phalaenopsis)
Morfologia da flor da orquídea (Phalaenopsis)

Flores

As inflorescências podem ter de uma a centenas de flores, de acordo com a espécie, e podem ser apicais, laterais ou basais.

As flores são normalmente de simetria bilateral, com 3 sépalas e 3 pétalas (denominadas tépalas), das quais a dorsal, diferenciada, a que chamam labelo, é expandida, ou apresenta calos, ou possui padrões de cor diferentes.

Os órgãos reprodutivos (androceu e gineceu) encontram-se reduzidos e fundidos em uma estrutura central chamada coluna, ginostêmio ou androstilo. O número de estames varia entre as subfamílias: a apostasioidea possui três; a cypripedioidea dois, com o estame central modificado; as demais apresentam apenas o estame central funcional, com os dois outros atrofiados ou ausentes. Os grãos de pólen encontram-se agrupados em massas cerosas chamadas polínias. O estigma é normalmente uma cavidade na coluna, onde as polínias são inseridas pelo polinizador. O ovário é ínfero, tricarpelar e possui até cerca de 1 milhão de óvulos.

Fruto

O fruto é uma cápsula, que se abre quando seca para liberar sementes minúsculas e leves, cujo embrião não passa de um aglomerado de células. As espécies de Vanilla são as únicas com frutos carnosos e sementes grandes, os quais são usados para a obtenção de baunilha.

Ecologia

Devido à grande distribuição geográfica, é natural que um grupo tão diverso também apresente adaptações das mais diversas aos seus ambientes.

Ophrys lutea, uma espécie europeia terrestre "natural"
Ophrys lutea, uma espécie europeia terrestre "natural"

Nas regiões tropicais úmidas, onde a luz e a umidade são abundantes, porém a competição com espécies arbóreas é muito forte, as orquídeas assumem um hábito predominantemente epifítico. Em busca de luz sob a sombra de árvores de mais de 40 metros de altura, estas ervas crescem sobre os galhos e troncos, a alturas variadas de acordo com as necessidades de cada espécie. Suas raízes, expostas ao ar, obtêm a maior parte dos nutrientes do material em decomposição ao seu redor, da água da chuva que lava as folhas das árvores no alto, ou da poeira existente no ar. Entremeado ao velame, existe um fungo chamado micorriza que auxilia na decomposição de matéria orgânica e transformação desta em sais minerais, para facilitar sua absorção. Em casos extremos de umidade, as orquídeas podem absorver toda água e os nutrientes pelos poros em suas folhas, relegando as raízes apenas a função de sustentar a planta sobre o substrato. Nenhuma orquídea assume a função de parasita, ou seja, sua presença não prejudica seus hospedeiros (embora haja casos excepcionais em que o galho de uma árvore não suporte o peso de uma grande colônia de orquídeas e venha a quebrar).

Spathoglottis plicata, espécie asiática de hábito terrestre
Spathoglottis plicata, espécie asiática de hábito terrestre

Em regiões de clima temperado, onde a relva é predominante, assim como nas áreas de savana e campos rupestres, as orquídeas são basicamente plantas terrestres, com raízes subterrâneas bem desenvolvidas, às vezes com a formação de tubérculos. Nestas áreas de clima sazonal, as plantas normalmente passam por um estágio de dormência, em que, muitas vezes, sua parte aérea seca para evitar danos à sua fisiologia devido à seca, ou ao frio extremo.

De volta às florestas tropicais, também há muitas espécies terrestres, mas estas mantêm-se em desenvolvimento o ano inteiro. A grande quantidade de matéria orgânica disponível no solo da floresta favorece o surgimento de algumas poucas espécies saprófitas, orquídeas desprovidas de clorofila que obtêm toda a matéria orgânica de que precisam do material em decomposição ao seu redor.

Polinização

Angraecum infundibulare, espécie asiática polinizada por mariposas noturnas
Angraecum infundibulare, espécie asiática polinizada por mariposas noturnas
...

Cultivo

Brassocattleya "Star Ruby", híbrido entre Brassavola e Cattleya
Brassocattleya "Star Ruby", híbrido entre Brassavola e Cattleya

Por sua beleza única, as orquídeas são extensivamente cultivadas, e seu comércio movimenta fortunas todos os anos de maneira crescente. Mas como são tantas espécies diferentes de ambientes diferentes, é impossível apresentar os cuidados básicos de cultivo para todas elas de maneira geral. Assim, o primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correta da espécie em questão. Ter contato com outros orquidófilos mais experientes pode ser útil caso surja uma planta desconhecida que se queira cultivar. Desta forma pode-se decidir com precisão a iluminação, o regime de regas, o substrato, e outros fatores necessários para o êxito no cultivo.

Uma coisa é certa, as orquídeas de maneira geral não são plantas delicadas e frágeis como alguns acreditam. Pelo contrário, estas plantas (principalmente as providas de pseudobulbo) são extremamente resistentes, e podem sobreviver durante dias fora de um substrato. Sua capacidade de sobrevivência lhes permite que tenham tempo para adaptar sua fisiologia a novas condições após o replantio. Os híbridos, por sua vez, são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies ditas "naturais".

Catasetum spec.
Catasetum spec.

...

O método mais simples de reprodução é a divisão do rizoma. Toma-se uma planta adulta com pelo menos 6 pseudobulbos formados, de preferência logo após o término da floração, e, com uma faca afiada e esterilizada, corta-se o rizoma, de maneira a separar a planta em duas mudas com 3 pseudobulbos cada. Em casos de plantas maiores, deve-se sempre manter as mudas com o mínimo de 3 ou 4 pseudobulbos para permitir seu rebrotamento. O plantio deve ser feito no substrato adequado à espécie. A muda deve ficar fixa de alguma forma para que as novas raízes possam brotar e se fixar no substrato. Só quando as raízes estiverem restabelecidas as plantas voltarão a crescer.

As sementes são diminutas, e um único fruto pode gerar milhares de novas plantas, cada uma com uma característica diferente da outra. Mas as sementes são muito pequenas, e não conseguem germinar por recursos próprios. Elas precisam das condições de acidez e da disponibilidade de nutrientes que o fungo micorriza de uma planta adulta fornece. Assim, o modo mais simples (e menos eficiente) de reprodução por sementes é simplesmente espalhá-las sobre e ao redor das raízes de orquídeas adultas, assegurando-se de que tenham umidade constante.

O método mais eficiente consiste no preparo de um substrato de musgo Sphagnum. Este deve ser esterilizado e deixado em repouso em um recipiente fechado para manter sua umidade. Deve-se também adicionar pedaços saudáveis de raízes de uma orquídea adulta, de preferência da espécie que deseja-se reproduzir, para que o fungo possa se reproduzir no próprio Sphagnum. Após alguns dias de descanso, semeia-se as sementes, e conserva-se o sistema em um recipiente transparente. As sementes germinam em algumas semanas, e crescem muito devagar, de modo que uma planta só floresce pela primeira vez com entre 5 e 10 anos de idade.

A reprodução por meristema, ou clonagem, é mais eficiente, e consiste na retirada da ponta das raízes. Colocada em meio de cultura, e sob a influência de hormônios vegetais, o meristema transforma-se numa massa de tecido indiferenciado, capaz de dar origem a novas plântulas. As plântulas são destacadas e cultivadas em tubos de ensaio independentes, e em pouco mais de 1 ano, estão prontas para o cultivo em local definitivo. As mudas produzidas são, logicamente clones perfeitos da planta original, sendo este método o mais aplicado para a reprodução em massa de uma determinada variedade.

Orquídeas mais populares

Laelia alaorii, espécie nativa do Brasil central
Laelia alaorii, espécie nativa do Brasil central

Estes são alguns dos gêneros mais cultivados dentre as orquídeas (há de se lembrar que ao clima de cada região, certas espécies de orquídea se adaptam melhor do que outras, de forma que a lista seguinte contém gêneros que podem prosperar em uma região mas não em outra):

Híbridos

Há ainda inúmeros híbridos, a maioria deles gerada pelo cruzamento entre espécies dos gêneros citados acima. Nesse caso, o nome científico geralmente é uma fusão dos nomes de dois ou mais gêneros utilizados, como por exemplo:

Miltonia clowesii, espécie nativa das matas brasileiras
Miltonia clowesii, espécie nativa das matas brasileiras

Outras nomenclaturas são utilizadas quando o número de híbridos é igual ou superior a três, não sendo utilizada a fusão entre os dois nomes das espécies, mas outros nomes em particular, resultando em:


Todas as orquídeas nativas de Portugal (cerca de cinquenta espécies) são protegidas, por isso a sua colheita é ilegal.

Muitas orquídeas encontradas em pequenas floriculturas, ou à venda pela internet são plantas que foram coletadas do seu habitat natural. Esse procedimento tem diminuído as populações naturais de orquídeas, e muitas já podem estar extintas na natureza devido a esta prática. Recomenda-se:

  • Não retirar planta alguma da natureza. Mesmo que esteja em galhos caídos, doente, ou em qualquer situação que aparentemente a levaria à morte, há a possibilidade da planta florescer e produzir sementes antes de morrer. Retirando as plantas da natureza, anula-se a possibilidade de que esta planta seja reposta por suas descendentes.
  • Verificar se o vendedor possui licença para exercer o comércio de orquídeas. Se o comprador for mais experiente, avaliar as espécies disponíveis para a venda para saber sua procedência. Algumas orquídeas não são cultivadas com sucesso em escala comercial, e sua presença numa floricultura pode indicar que tenham sido colhidas em seu habitat natural.
  • Se possível, verificar o fornecedor das plantas. Há muitos orquidários profissionais que produzem suas próprias plantas, mas há alguns que baseiam sua produção em espécimes silvestres. Há mesmo alguns vendedores que recebem suas plantas diretamente de mateiros que as coletam da natureza.

Estas são precauções que podem ajudar no controle da coleta ilegal de orquídeas, e podem contribuir para sua preservação.

[editar] Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Orquídea


http://pt.wikipedia.org/wiki/Orqu%C3%ADdea

As orquídeas estão organizadas em mais de 1.800 gêneros, subdivididos em torno de 30.000 espécies.

Este banco de dados é um guia para os orquidófilos brasileiros, professores, estudantes e amantes das orquídeas em geral.

http://www.orquideana.com.br/

orquídeas nativas e híbridas, a partir de sementes, meristemas ou mesmo cortes de plantas originais, principalmente as espécies latino-americanas...outros produtos para cultivo e manutenção das plantas, bem como livros e outras publicações sobre o assunto.

http://www.olaorquideas.com/

linha de orquídeas

De: Manuel Graça

Plantas/BlcLuzDelFuego

Aos olhos da ciência, todos os segredos das orquídeas foram revelados, ao
menos, no que diz respeito à racional frieza da ciência Parece haver,
entretanto,
algo ainda não revelado, algo impossível de definir, que nós procuramos, com
nossa sensibilidade visual, aproximar-nos dessa fundamental e misteriosa
questão.

Com as fotografias nós documentamos as formas externas das orquídeas, mas
também buscamos aproximarmo-nos da verdadeira imagem da natureza e explorar
seus
recantos internos, fazendo surgir o que pode ser chamado de sua essência. A
nossa
Galeria de Fotos,
montada como um excitante enigma, tem um elemento de mistério. Qual é o
encanto das orquídeas, o fascínio que repousa na base da visão dos
orquidófilos?
Antes de explicar os três principais temas - personificação, gênese e fluxo,
gostaríamos, porém, de trilhar as origens e as formas das orquídeas.

Essas plantas são anteriores ao homem. Alguns vestígios de fósseis
encontrados datam do período entre o Jurássico, da era Mesozóica (de 195 a
136 milhões
de anos), e o período Cenozóico (64 milhões de anos). A relação homem
orquídea teve início, provavelmente, na costa do Mar Mediterrâneo, onde
Orchis e
Ophrys são nativas ou, então, na China, com o Homem de Pequim.

A primeira referência à orquídea, de que se tem notícia, encontra-se
registrada no Enquiry Into Plants (Pesquisa sobre Plantas), escrito por
Teofrasto,
um discípulo de Aristóteles, cerca de 300 a.C. Foram pela primeira vez
claramente identificadas como "orquídeas" no século 1 d.C. por Dioscórides,
um médico
militar especializado em botânica medicinal, que usava as orquídeas, no
tratamento de problemas sexuais, chamada Matéria médica, descreve mais de
quinhentas
plantas, designando duas delas como orchys, foi padrão referencial até a
Idade Média. Na Ásia, o grande filósofo e estadista Confúcio mantinha
orquídeas
em sua casa, e escreveu um poema enaltecendo sua fragrância,

A Orchidaceae, ou orquídea (orchid, como é chamada em inglês), era conhecida
pelos gregos como orchis, há dois mil anos. Tal palavra parece referir-se à
Orchis morio, uma orquídea que ainda pode ser vista naquela região. O nome
significa testículo, por razões bastante óbvias.

A atual orquídea ocidental teve sua origem durante a Grande Era da
Navegação, quando então foi levada à Europa juntamente com outros artigos
comerciais
provenientes dos trópicos "selvagens". A primeira a alcançar a Europa foi a
Bletia verecunda, em 1731. Tratava-se de uma orquídea nativa, descoberta nas
índias Ocidentais.

No século XIX, tomou-se mais fácil importar orquídeas dos trópicos, e o
progresso na fabricação de vidros facilitou a construção de estufas. As
pessoas
de alto poder aquisitivo e a aristocracia sentiram-se motivadas a
cultivá-las, a ponto de competir na coleta de espécimes raros e bonitos.
Embora aristocratas
e eruditos tenham organizado expedições por regiões tropicais ainda
inexploradas à procura das flores, a maior contribuição veio de coletores
contratados
por negociantes de orquídeas. Essas pessoas solitárias trabalhavam meses ou
anos, arriscando suas vidas. Embora as recompensas fossem substanciais, caso
encontrassem espécimes raros, muitos deles se deparavam com um trágico
destino, após uma longa e solitária viagem. A Skinner (Skinneri) é uma das
muitas
plantas cujos nomes foram mantidos através dos séculos para homenagear
coletores de orquídeas.

Através dos anos, muitas pessoas eruditas participaram da classificação e da
denominação do crescente número de orquídeas trazidas; de regiões tropicais,
deixando-nos um legado de realizações substanciais. O cultivo de novas
variedades teve início na última metade doséculo XIX, proporcionando um
rápido avanço
e produzindo uma infinidade de tipos. O critério de registro da Royal
Hortícultural Society tem-se mantido até a presente data, conservando um
padrão inigualável
no mundo da floricultura.

O que há nas orquídeas que as toma tão atraentes? Cor, brilho, forma ... ?
Das plantas monocotiledôneas, o brilho da orquídea pode ser encontrado
somente
nas da família ginger. Outra característica distinta é a de que os estames
são unidos aos pistilos para formar o que é chamado de coluna.

Essa coluna é perfeitamente visível em algumas flores e escondida no labelo
de outras. Foi usado um foco suave ao fotografar as flores com colunas
expostas,
talvez para insinuar um componente sexual. Em contraste com as muitas
orquídeas que apresentam colunas grossas, a virginal Laelia mantém sua
coluna escondida
no lóbulo das sépalas. As flores são basicamente órgãos reprodutores, e o
Criador as expôs de uma forma belíssima. Mesmo assim, algumas flores
escondem
sua arte reprodutora nas profundezas de seus recantos internos.

A relação entre orquídeas e insetos é algo fascinante. A orquídea
desenvolveu varias técnicas distintas para facilitar a polinização por
intermédio dos
insetos. Por exemplo, as orquídeas normalmente produzem flores andrógenas,
mas algumas possuem flores só masculinas ou só femininas. O Catasetum,
encontrado
na América Central, tem uma flor masculina que possui um sentido tátil.
Quando a flor é tocada pelos insetos, um receptáculo de pólen é lançado a
mais
de um metro de altura, agarrando-se firmemente às costas do inseto. A Ophrys
e a Drakaea assumem as formas de insetos femininos, e assim enganam os
insetos
machos, permutando pólen por meio de movimentos de acasalamento. Essa arte
de sedução possui um encanto que não é habitual nas plantas.

As sementes diminutas também são surpreendentes. Uma cápsula contém de 10
mil a 8.000.000 de sementes, dependendo da espécie, que são suficientemente
leves
para serem carregadas pelo vento por centenas de quilômetros. A natureza
compôs tudo isso de tal forma que as sementes só germinarão se tiverem
contato
com o fungo
micorriza
,
pois eles vivem em perfeita
simbiose.

Quanto mais se aprende sobre orquídeas, mais misteriosa se torna a sua
natureza. Ao nos depararmos com as maravilhas da natureza e sua infinita
profusão
de formas através desta coleção fotográfica, nosso gosto pelo belo fica
profundamente aguçado.

linha de orquideas.

Atenciosamente,

Manuel Seleiro
hem!
Portugal!!

"Para um pássaro, mais vale um simples ramo do que uma gaiola dourada."

http://groups.google.pt/group/livraria-virtual/browse_thread/thread/bdc47190e1bd6b1c?hl=pt-BR

A Lenda da Orquídea

C.bicolor brasiliensis var "Rubens" (foto Damião)
Na cidade de Anam, existia uma jovem chamada Hoan-Lan, que divertia-se a
fazer penar suas paixões aos seus numerosos adoradores. Por um sorriso, o
jovem
Kien-Fu tinha cinzelado o ouro mais fino e trabalhado com infinita paciência
as mais lindas peças de jade. A ingrata, após se adornar com todos os
presentes
do nobre apaixonado, riu-se dele e o desprezou. Kien-Fu, desesperado, acabou
com a própria vida atirando-se ao Rio Vermelho.

O pintor Nguyen-Ba conseguiu obter cores desconhecidas para pintar o
retrato de sua amada. Esta, porém, depois de ter exibido para a satisfação
de
sua vaidade a magnífica pintura, desprezou o artista que desapareceu para
sempre no mistério das selvas. Mai-Da, apaixonado também, quis patentear seu
amor à jovem volúvel, inventando um perfume delicioso somente digno dos
anjos. A ingrata perfumou-se e mandou pôr na rua o seu adorador que, nada
mais
aspirando na vida, se envenenou.

Cung-Le levou sua perseverança a incrustar nácar numa pulseira de ébano
que foi recebida pela ingrata. O pobre endoideceu.

Mas o poderoso Deus das Cinco Flechas, que a tudo via e tudo ordenava,
julgou que era o momento de castigar tanta maldade, fazendo a jovem volúvel
apaixonar-se pelo formoso Mun-Cay. E desde então, Hoan-Lan sonhava no seu
leito de nácar e sedas bordadaas com seu adorado, cujo nome esvoaçava sobre
seus
lábios de carmim, como uma borboleta sobre a rosa. Ao despertar, descia à
piscina, banhava-se e adornava-se com suas jóias mais preciosas para ver
passar
seu querido Mun-Cay, que apenas se dignava a levantar os olhos para ela.
Nunca tinha considerado a formosa jovem, nem se interessado pela fama de
beleza
que tinha ardido à sua volta.

Os dias iam passando, e Mun-Cay não saía de sua indiferença cruel. Um
dia, Hoan-Lan decidiu sair-lhe ao encontro e declarar-lhe paixão. Não me
interessas,
rapariga ! - disse ele. - És como todas as outras. Para mim não vales nada.
Se fosses como aquela que eu amo... Esta sim, é uma deusa. Tu, mísera
Hoan-Lan,
com toda tua vaidade, não serves nem para atar-lhe as fitas das sandálias.
E, com um sorriso desdenhoso, afastou-se.

Em meio de seu desespero, Hoan-Lan lembrou-se do Deus Todo Poderoso que
vivia na montanha de Tan-Vien. Talvez ele pudesse lhe valer. Apesar da noite
escura e chuvosa, a jovem dirigiu-se ao monte sagrado, onde residia sua
última esperança. A entrada do templo subterrâneo era guardada por um
terrível
dragão. Suplicou-lhe a concessão de entrada e ao cabo de muitos pedidos
conseguiu penetrar num extenso corredor, por entre serpentes horríveis que
lhe
babujavam os pés nus.

Quando chegou junto ao trono de ônix do poderoso gênio, prostrou-se e
implorou:
. Cura-me, que sofro horrorosamente. Amo Mun-Cay que me despreza.
. É justo o castigo - respondeu o gênio - Porque isso mesmo tens feito aos
teus apaixonados.
. Ó Todo Poderoso, tem dó de mim. Concede-me o amor de meu querido Mun-Cay.
Sabes bem que não posso viver sem ele.
. Vai-te daqui - rugiu o gênio - Nada conseguirás. O castigo que pesa sobre
ti, foi imposto pelo Deus das Cinco Flechas, que tudo sabe. É justo que
sofras.
Saia do meu castelo.

Á saída, Hoan-Lan encontrou-se com uma bruxa de pés de cabra.
. Formosa jovem - disse-lhe a bruxa - sei que és muito desgraçada. Queres
vingar-se de Mun-Cay? Vende-me a tua alma e juro-te que, embora Mun-Cay não
te
ame, não amará a outra mulher.

Hoan-Lan, voltou à sua casa, que lhe parecia um cárcere. Saía para os
bosques a distrair sua pena, mas sempre em vão. Um dia, vendo ao longe seu
adorado
Mun-Cay, correu para ele e, quando se preparava para abraçá-lo, o jovem foi
transformado numa árvore de ébano.
Neste momento apareceu a bruxa que, soltando uma gargalhada, lhe
disse: -Desta maneira o teu amado não pode ser nunca de outra mulher.
. Bruxa infame, exclamou chorando, a pobre Hoan-Lan - o que fizeste a meu
adorado ? Devolva-me ou mate-me. Contratos são contratos - replicou a bruxa,
rindo
satanicamente. Cumpri o que prometi. Mun-Cay, embora nunca te ame, não amará
a outra mulher. Prometi e cumpri. A tua alma me pertence.

Hoan-Lan, abraçada ao pé da árvore, clamava desesperadamente a seu
tronco imóvel.
. Perdoa-me, Mun-Cay. Tem para mim uma só palavra de amor, de indulgência e
compaixão. Não vês como me arrasto aos seus pés, como te abraço, como sofro!
. Mas a árvore nada respondia. A jovem ali ficou por muito tempo.
. Uma manhã passou por ali um gênio que se compadeceu da sua dor.
Acercando-se dela, pôs-lhe um dedo na testa e disse:
. Mulher, procedeste muito mal. Foste volúvel até a crueldade e ingrata até
a malvadez.

Procedeste muito mal. Mas tua dor purificou a tua alma. Estás perdoada
e vais deixar de sofrer. Antes que a bruxa venha buscar a tua alma, vou
transformar-te
numa flor. Ficarás sendo, no entanto, uma flor esquisita e requintada, que
dê a impressão do que foi a tua vida maldosa. Quem vir as tuas pétalas
facilmente
adivinhará o que foi o teu espírito, caprichoso, volúvel, cruel, e a tua
preocupação constante pela elegância. Concedo-te um bem: não te separarás do
bem
que adoras e viverás da sua seiva, sempre parasita do teu amado.

Assim falou o poderoso gênio. E, quando falava, a túnica rósea de
Hoan-Lan ia empalidecendo e tornando-se de uma delicada cor lilás. Os olhos
da jovem
brilharam como pontos de ouro e as suas carnes tomaram a tonalidade do
nácar. Os seus formosos braços enrolaram-se na árvore na derradeira súplica.

E assim apareceu a primeira orquídea do mundo, segundo a lenda de Anam.

(Muitas pessoas acreditam erroneamente que as orquídeas são parasitas, no
entanto elas apenas usam o hospedeiro para fixar suas raízes).

Atenciosamente,

Manuel Seleiro
hem!
Portugal!!

"Para um pássaro, mais vale um simples ramo do que uma gaiola dourada."

http://groups.google.pt/group/livraria-virtual/browse_thread/thread/7cb6a2d50c8799b1?hl=pt-BR



melhores fotos Nasa

IMAGENS E FOTOS DA NASA

Links patrocinados do Google:

A Nasa lançou um site especifico para publicar e divulgar suas melhores fotos. As fotos da nasa estão organizadas em diversas categorias. As principais são:

  1. Sun (15484)
  2. Mars (11186)
  3. Earth (7420)
  4. Saturn (6482)
  5. Moon (4514)

Existe um botão para download das imagens no canto direito superior.


http://neosite.ilogic.com.br/dicas/2008/07/imagens-e-fotos-da-nasa.html

segunda-feira, agosto 18, 2008

mint e-mail

O Spam é uma praga dos tempos modernos, além de irritante, os seus danos estendem-se para lá do compreensível, podendo mesmo constituir um crime e levar à prisão do seu autor. Mas o pequeno delito, tem um impacto maior no nosso dia-a-dia.

Quantos de nós, não hesitamos em fazer um registo para concluir um download, que um determinado serviço disponibiliza?


Existem alguns serviços que tentam driblar o problema, mas poucos são tão eficazes como o MintEmail.

Está aqui a solução para não receber aqueles spams que o tal registro permitiu. O MintEmail Home é um site que fornece um e-mail temporário indexado ao seu endereço (que ficará oculto) e vai ser confirmado como válido (no caso de pedido de confirmação) mas que após o tempo escolhido, será descartado!

Assim que entramos na homepage, no canto superior direito, encontraremos várias opções, vamos começar pelo E-mail Forwarding.

Na opção, Email Forwarding, crie o seu e-mail e determine o seu tempo de validade do mesmo, conforme pode ver na imagem em cima.

Na opção Preferences, pode criar o seu username, sempre que entrar neste serviço, ser-lhe-à atribuído um email diferente, este processo envia para a área de transferências, de forma automática, o novo endereço, caso não queira, desligue esta opção nesta janela também. Juntamente com esta opção, no serviço verá um histórico dos que já foram criados pelo Mint.

Falta referir que o serviço está a crescer, em termos de serviços adjacentes. Visite o Help e saiba mais sobre as funções existentes. Certamente será uma forma interessante de se registar sem que receba posteriormente rios de spam ou inúteis “newsletters”.

NOTA: Este artigo foi sugerido, pelo nosso visitante Iv@n, ao Peopleware.

Posts relacionados:

Homepage: mint email

http://www.pplware.com/2008/08/04/mintemail-home-um-e-mail-sempre-fresco/

tv a laser

O prestigiado grupo Mitsubishi acaba de anunciar a primeira TV desenvolvida com tecnologia laser! De acordo com a multinacional nipónica, esta nova era de televisões com projecção a laser terão mais brilho e intensidade que os LCD’s vigentes no mercado.

imagem_laser-tv.JPG


A televisão com tecnologia laser será superior aos LCD em diversos aspectos“, palavras de um dos dirigentes do projecto. Inicialmente serão produzidos dois modelos de 65 e 73 polegadas, capazes de reproduzir imagens em 3D de grande fidelidade.

Também conhecida por LaserVue, esta televisão deverá chegar ao mercado americano durante o mês de Setembro com um preço ainda desconhecido.

Para os mais impacientes a LaserVue estará em exposição em Berlim, na feira electrónica que se realizará no final do mês de Agosto.Em Setembro marcará presença na CEDIA Expo em Denver, Estados Unidos.

Será que esta nova tecnologia obrigará os LCD’s de alta definição a baixaram os seus preços? Esperemos que sim!

http://www.pplware.com/2008/08/06/mitsubishi-lanca-tv-a-laser/#more-10249

Homepage: LaserVue Laser TV

helicóptero: preço igual a carro de luxo

A partir de R$ 104 mil é possível ser dono de um helicóptero que transporta três passageiros, além do piloto - quase o mesmo preço de um Civic 2.0, o carro de luxo da Honda. A afirmação parece errada, mas não está. Esse é o valor mínimo que se paga dentro do sistema de 'propriedade compartilhada de aeronaves', uma espécie de compra em grupo existente no País há sete anos e que atende cerca de 200 pessoas atualmente.

Além do custo da cota, equivalente a 10% do valor de um helicóptero, o gasto que o proprietário terá no modelo citado como exemplo - um Robinson - é de cerca de R$ 11 mil por mês, referentes à manutenção do aparelho e custos de vôo (combustível, piloto, entre outros).

Esse modelo de aquisição associativa é oferecido pela empresa HeliSolutins, que cuida da aeronave para o grupo. Única no País a apresentar esse modelo de terceirização de gestão, a empresa tem 12 helicópteros no mercado, além de mais uma que deve chegar nesse semestre - e a entrada de aviões nesse sistema também está em estudo. No exterior, esse mercado já está consolidado, como nos Estados Unidos, que dispõe de mais de 1.000 máquinas operando.

"É a terceirização da ‘dor de cabeça' de ter um helicóptero, seja pelo preço, burocracia, custo da manutenção e hangar, ou de pessoal necessário", comenta Rogério Andrade, presidente da companhia.

No caso de mais de uma pessoa precisar usar a aeronave no mesmo horário ou este se encontrar em manutenção, a empresa disponibiliza outro aparelho para atender o cliente. "Estamos crescendo 50% ao ano, enquanto o mercado de aviação executiva cresce 10%. Acho que a principal barreira que ainda enfrentamos é cultural, pois as pessoas não conhecem como funciona a propriedade compartilhada. Mas vejo muito espaço para crescer se comparado ao custo da frota que São Paulo apresenta hoje", comenta Andrade.

Segundo o presidente da HeliSolutions, a maioria dos clientes são grupos de pessoas jurídicas e empresas de médio e grande porte, que precisam desse meio de transporte para fugir do trânsito e por questões de segurança para cargos de alto escalão. "Enquanto em São Paulo 70% dos vôos são a trabalho, no Rio de Janeiro a demanda é de 60% por lazer."

Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC

http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=5&id=22208&__akacao=91321&__akcnt=098f4b58&__akvkey=b474&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=NewsLetter+Di%E1ria+%283%29+%2818%2F08%2F2008%29

sexta-feira, agosto 15, 2008

webcam


Esse é mais um dos inúmeros produtos existentes para dar "vida" a uma webcam.

Diferenciais? Ah, sim! Antes de mais nada, Yawcam é freeware! Só? Veja:

- permite streaming
- tira instantâneos
- tem servidor web embutido
- detecta movimentos
- faz upload ftp
- sobrepõe imagens e textos (overlays)
- proteção por senha
- gera "filmes" dos arquivos gravados
- permite agendamentos
- é altamente flexível e a interface, muito simples
- é multilinguagem (tem português, por sinal)

Com tantas "features", o programinha pode tornar sua webcam em um dispositivo de vigilância ou monitoramento!

NAVEGUE:
Yawcam

DOWNLOAD:
Cliqui

http://www.blogoborges.com/modules/news/

-

e-mail assinado

E-mail certificado digitalmente é aprovado na Câmara dos Deputados

São Paulo, 07 de agosto de 2008 - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 6693/06 que determina que o e-mail pode ter valor de prova no processo civil, desde que seja utilizado certificado digital no padrão da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Os deputados acataram o substitutivo do deputado Francisco Tenório (PMN-AL) ao Projeto de Lei da deputada Sandra Rosado (PSB-RN).
A proposta original, da deputada Sandra Rosado, inseria o e-mail entre as provas aceitáveis, como o telegrama e o radiograma, já previstos no Código de Processo Civil (Lei 5.869/73). A legislação já admite o uso do e-mail como prova documental no processo, mas bastava regulamentar em que termos se comprovaria a veracidade, além das datas de emissão e recebimento, já exigidas legalmente.
Segundo o deputado Francisco Tenório, é importante conferir presunção de legitimidade e veracidade à mensagem eletrônica bem como confirmar a identidade do emitente e de suas declarações unilaterais de vontade.
“Em uma proposta de negócio conduzida por meio da Internet, o proponente poderá ter segurança de que o negócio foi aceito efetivamente pelo solicitante, cabendo àquele que aceitou a proposta o ônus de provar que não o fez, entre outros casos possíveis”, ressaltou Tenório. O Projeto de Lei 6.693/06 seguirá diretamente para o Senado Federal e, caso seja aprovado, seguirá para a sanção presidencial.

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=11351

o pessoal não está parado...

O projeto Midori será totalmente diferente dos velhos programas da Microsoft. Seu foco será a Internet e não será tão dependente de um PC como o Windows.

Acredita-se que o Midori esteja desenvolvimento porque a Microsoft prevê que o Windows não será capaz de evoluir com as novas tecnologias e o jeito que as pessoas as usam.

Já se falam em servidores virtuais para serem usadas com o Midori, mas imagine quando entrarem em manutenção. Emails, bancos de dados e outros serviços importantes ficariam inacessíveis.

“O valor do Microsoft Windows, do que o produto é hoje, diminuirá quanto mais as aplicações forem migrando para a Web e a Microsoft precisa se posicionar quanto a isso.” - diz Michael Silver, vice-presidente de pesquisas da Gartner.

“8% das vendas do Windows são feitas quando um novo PC é vendido. … Se o Windows deixar de ser importante enquanto as aplicações forem ficando menos dependentes de um SO, como a Microsoft irá ganhar dinheiro?” - Michal pergunta.

Se a M$ criar mesmo o tal Midori, a estratégia principal para fazer os usuários migrarem será bloquear o MSN no Windows e só habilitar via Midori.

Via BBC.




http://pedromenezes.com/fim-windows

quarta-feira, agosto 13, 2008

vamos ensinar e aprender? muito legal !

Moodle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestao da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:

(...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle

Agora, a maior novidade:


NineHub: Moodle Grátis Para Todos


Uma ótima notícia para quem achava difícil ter o seu próprio Moodle. O Ninehub é um servidor dedicado exclusivamente à hospedagem grátis desse famoso LMS. Não é preciso instalar nada, basta criar uma conta e em poucos segundos você terá um Moodle somente para você ou sua empresa com todas as fucionalidades: escolha seu modelo preferido e instale o pacote de idiomas tudo como se estivesse operando a partir do seu próprio servidor. Como se isso já não fosse suficiente, a hospedagem NÃO TEM LIMITE de espaço em disco ou largura de banda.

Fantástico!!!! Cria agora mesmo a sua conta em http://ninehub.com/

imagens belíssimas

Os Icebergs da Antartida por vezes apresentam estrias, faixas formadas por camadas de gelo que reagem a diferentes condições. As faixas azuis são criadas quando uma falha na folha de gelo é preenchida com água derretida que congela tão rapidamente que nem chega a formar bolhas. Quando o iceberg cai no mar, a água salgada pode congelar na parcela inferior. Esta água, rica em algas, pode formar uma faixa esverdeada. As faixas castanhas, pretas e amareladas, podem ser causadas por sedimentos, coletados enquanto o pedaço de gelo desliza na direção do mar.

( clique para ampliar as fotos ! não é buscapé, fiquem tranquilos )

























A internet nos possibilita muitas vezes ver o que jamais poderiamos imaginar. Né?!

:)

Postado por Ligeirinho
http://ligeirinhorj.blogspot.com/2008/08/imagens-do-dia_12.html


---

terça-feira, agosto 12, 2008

histórias tristes


Paraguai, o futuro que destruímos

Acredite, houve um tempo em que rotular um produto como "paraguaio" era uma afirmação de sua boa qualidade. O atual país do contrabando, da falsificação e dos veículos roubados já foi uma das nações mais adiantadas do continente, e sua população tinha um padrão de vida muito superior ao dos povos vizinhos. Tudo bem, pode soltar a gargalhada, eu espero. Pronto? Pois então saiba que quem destruiu isso tudo e transformou o Paraguai no que é hoje fomos nós, brasileiros.


Veja em

http://www.serqueira.com.br/mapas/parag1.htm
Celso M Serqueira, www.serqueira.com.br

FEEDJIT Live Traffic Map

Powered By Blogger