segunda-feira, agosto 11, 2008

pessoas muito próximas

teoria dos seis graus de separação

Um estudo feito nos Estados Unidos concluiu que a teoria dos seis graus de separação --segundo a qual apenas seis pessoas separam você de qualquer indivíduo no mundo-- pode estar correta, embora talvez sete graus seja um número mais exato.

Pesquisadores da Microsoft estudaram os endereços de pessoas que enviaram 30 bilhões de mensagens instantâneas usando o programa MSN Messenger durante um único mês em 2006.

Quaisquer duas pessoas estão conectadas por, em média, sete ou menos conhecidos - dizem os especialistas.

A teoria dos seis graus de separação, criada na década de 1960, exerce fascínio sobre muitos, e inspirou um filme homônimo, dirigido por Fred Schepisi e lançado em 1993.

Em 2006, no entanto, foi questionada por uma especialista e caiu em descrédito.

Em entrevista ao jornal americano Washington Post, um dos pesquisadores envolvidos no projeto Messenger, Eric Horvitz, disse que ele próprio tinha ficado chocado com os resultados.

"O que nós estamos vendo indica que talvez exista uma constante de conectividade social para a humanidade", disse Horvitz.

"As pessoas já suspeitavam de que nós todos somos realmente muito próximos. Mas estamos mostrando em grande escala que esta idéia vai além do folclore".

da BBC Brasil

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u429323.shtml



--

Nenhum comentário:

FEEDJIT Live Traffic Map

Powered By Blogger