domingo, agosto 05, 2007

pinga

» O que se deve observar quando se toma uma cachaça?

A agressividade, a acidez, o sabor alcoólico inicial e residual e a doçura.
A doçura é um fator positivo quando proporcionada por compostos doces do próprio produto como em aguardentes envelhecidas, que possuem certos açúcares provenientes da madeira em que foram armazenadas.
Mas pode ser negativo quando vier da sacarosa que pode ser adicionada em até 3% de acordo com a Lei, e assim "mascarar" os sabores ruins.

» Dicas de Degustação
Para degustar uma cachaça deve seguir os seguintes itens:

- Ser límpida, transparente e sem resíduos;

- Cheirar a cachaça, o aroma deve ser agradável dando vontade de continuar cheirando e saborear imediatamente;

- Deixa no copo uma oleosidade que escorre lentamente, o cálice deve ser liso, transparente e boca larga, queima agradavelmente na boca, ou seja, desce bem suave;

- Após alguns segundos em contato com a língua exibe maciez e equilíbrio alcoólico, quando você começa a aprender a degustar você define o paladar adocicado, ácido, amargo e salgado do destilado.

- No processo de degustação de várias cachaças de gradação alcoólica diferentes é importante tomar água mineral gasosa, comer pedaços de pão puro.

» Uma boa Cachaça

A escolha de uma boa cachaça é sempre um ponto mais difícil, já que há uma ampla variedade de marcas e procedências. A qualidade também varia, podendo ser excelentes ou ruins.
Uma boa cachaça geralmente tem um aroma suave. Evite as marcas que cheiram álcool, pois desvalorizam o sabor da caipirinha.
Alguns entusiastas costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhinhas que se formam. Quanto maior a quantidade de bolhas, melhor é a qualidade da cachaça.
É recomendável também que evitemos cachaças aromatizadas. Estes produtos são mais indicados para serem bebidos puros.

Nenhum comentário:

FEEDJIT Live Traffic Map

Powered By Blogger